COMO SE TORNAR UM SERVO FIEL?

Então, levantou-se Jacó de Berseba; e os filhos de Israel levaram Jacó, seu pai, e seus meninos, e as suas mulheres, nos carros que Faraó enviara para o levar.

Gênesis 46.5

A trajetória de um servo fiel é cheia de provações, e, somente com a ajuda do Espírito Santo, ele conseguirá se livrar das armadilhas de Satanás. Mesmo vendo muitos sinais de que Deus guardara José, o primogênito da sua amada, Jacó foi ao local onde Abraão e Isaque tiveram experiências com o Senhor. Provavelmente, ali, ele também teve alguns encontros, para se certificar de que Deus queria que ele descesse ao Egito, e foi respondido.


A notícia de que José vivia, após a mentira contada por quase todos os seus filhos – de que uma fera matara seu amado –, com provas quase irrefutáveis, dava a Jacó a certeza de que aquilo era verdade (Gn 37.17-35). Vendo os carros enviados pelo Faraó, para levá-lo ao país onde José era primeiro-ministro (Gn 45.27), ele quis ouvir do Senhor se aquilo era certo, pois, segundo as Escrituras, aquele país, o maior do mundo de então, significava o pecado. Ore!


O Deus de seus pais também lhe apareceu e confirmou o que já sentia em seu coração (Gn 46.2,3). Então, resolveu levantar-se de Berseba e iniciar a viagem. Ele não aceitava mendigar naquela nação, e sim ser o homem de Deus que abençoaria o rei de lá e seus súditos. O que fazemos no mundo hoje deve ser perguntado por todos; afinal, o Senhor é o mesmo para todos. Por isso, não aceite ser massa de manobra, mas um servo no serviço real.


O patriarca dos hebreus estava velho, mas tinha o domínio de suas ações e era respeitado pelos filhos, que o levaram ao Egito. Não importa a sua idade, se há ou não limitações físicas em você. Sendo servo do Senhor, você nunca será abandonado. Os filhos de Deus são vasos pelos quais a divina obra será dirigida até o último minuto de suas vidas, como ocorreu com Davi, ao confirmar que Salomão seria seu sucessor.

Um detalhe no registro bíblico é digno de ser notado: seu pai. Ninguém deixa de ser pai pela idade avançada nem por doença. É verdade que, em alguns idosos, há uma mudança na percepção das coisas, mas os que se pautam pelo conselho do Senhor continuam bem, com vigor: Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes (Sl 92.14). Nada melhor que temer a Deus e respeitar a Sua Palavra!


É lindo ver o envelhecimento daqueles que souberam amar o Senhor – ter e guardar os mandamentos – durante toda a vida. O Deus fiel diz: Ouve o conselho e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias (Pv 19.20). Nada é mais produtivo do que servir de fato ao Todo-Poderoso. Há muitos loucos ensinando vários tipos de torpeza atualmente, mas consagre-se ao Pai e seja preservado.


Deve ter sido maravilhoso ver a caravana em direção à terra preparada para acolhê-los. Na volta de Jesus, Ele virá para nos tirar deste mundo mau e nos levar à verdadeira Terra da Promessa. Nos carros de Faraó, havia 66 almas; no Egito, estava José, sua mulher, e os dois filhos, ao todo 70 almas. Em Jacó, só havia louvor: Ele o fez!


Erik Santana

#eriksantana #devocional #palavradodia #fé #jesus

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo